+55 (47) 3035-0600
+55 (47) 99660-8887
O termo "Prevenção de Perdas" surgiu no Brasil na década de 90. De lá para cá, os grandes varejistas nacionais vêm buscando adquirir novas técnicas, ferramentas, tecnologia e processos para prevenir suas perdas.
A média das perdas no Brasil, nos diversos segmentos avaliados, tais como supermercado, vestuário, farmacêutico e material de construção, é de 2,05% do faturamento de 2008, segundo a 9ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, a Abras e a Nielsen. Contudo, não se esqueça de que estamos falando de grandes e organizadas empresas que investem esforços e reais na Prevenção de Perdas. Imaginem quais os percentuais médios do mercado em geral, quando mais de 95% dos empresários desconhecem o assunto, e não têm nenhuma política de Prevenção de Perdas em prática.
O mercado trata das perdas, principalmente, através da apuração do INVENTÁRIO (ou balanço dos estoques na linguagem popular). Assim sendo, após a realização do balanço na sua loja, você apura o valor efetivamente perdido, divide esse valor pela receita líquida e multiplique-o por 100, para encontrar o percentual de perdas do seu negócio. Ex: se as suas perdas são iguais à R$ 5.000,00 durante um determinado período, e a receita líquida "nesse mesmo período" é de R$ 100.000,00, então as suas perdas totais são de 5%.
O quê? Você não realiza balanços na sua loja? Então comece a pensar seriamente no assunto, pois se as empresas que controlam rigidamente suas perdas, perdem muito, imagine as que não controlam. Cada segmento e perfil de loja, poderá possuir um grupo de produtos mais visados a furto que outros. O importante é sabermos quais os mais visados, e criarmos ações eficazes para "minimizar" suas perdas. Indagados em todo país sobre o assunto, varejistas (mais de 95%) confessam nunca terem ouvido falar em Prevenção de Perdas. Se por um lado isso assusta, por outro nos mostra que ainda temos muito que evoluir no assunto, e consequentemente no aumento do lucro. O primeiro passo para quem deseja começar a prevenir perdas é: "BUSQUE AS INFORMAÇÕES". Não podemos pensar em reduzir perdas se não soubermos exatamente onde ela acontece.
As estatísticas de mercado nos mostram a seguinte realidade:
Se focarmos nossos esforços em prevenir as perdas apenas relativas aos funcionários e clientes, já estaremos atuando sobre 38% do total dessas perdas. Agora é só entender o que, como e quando (horário) estamos sendo lesados, e criarmos ações de prevenção sob medida para a nossa necessidade.
A Milos tem muitos anos de experiência no mercado de Prevenção de Perdas e pode ajudar sua empresa nesta importante tarefa!
Ligue pra gente, solicite nossas opções em Equipamentos de Prevenção de Perdas e perceba que, mantendo o mesmo faturamento, é totalmente possível aumentar o lucro da sua loja!